quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Dezessete e meio

"Uma pedra no meio do caminho ou apenas um rastro, não importa." (Carlos Drummond de Andrade)
Sinto-me hoje exatamente no meio do caminho. E talvez haja também uma pedra, como disse Drummond. Hoje eu gostaria de me sentir mais preparada para enfrentar as faltas. Os erros e, porque não, as alegrias. Pois, a parte do trajeto que já foi percorrido me trouxe indagações, questionamentos, muitos risos e algumas lágrimas. Eu esperei também. Esperei até mais do que deveria. Entretanto, agora eu tento pensar que a espera não será em vão.
Aos dezessete e meio eu gostaria de sentir mais orgulho de mim mesma. Eu gostaria de agradecer a todos que amo e, principalmente, os que me ensinaram a ser mais madura, a ser mais coerente com o que eu desejo. E pensando bem, revendo meus conceitos e aprendizados dos últimos dias,  vi que sinto, sim, muito orgulho do que sou. Orgulho de ir atrás do que sonhei a anos atrás, de respeitar minha família e tê-la como a base de todos os meus objetivos. Orgulho das amizades que construí ao longo da estrada. Estrada essa que pode ser muito traiçoeira, que me fez fraquejar algumas vezes e que contém pedras com as quais me machuquei. Porém, se tudo isso não houvesse acontecido, o meu itinerário não seria tão cheio de emoções. E disso, não há dúvidas. Eu vivi emoções.
E agora, escrevendo estas palavras, para comemorar sozinha o caminho que já tracei pela vida, vejo o quanto tudo pode ser bom mesmo quando o caos parece predominar. Vejo que é necessário agradecer pela vida, pelo trabalho, pela oportunidade, pelos abraços e pela fortaleza que estou tentando me tornar.
Espero ler essas palavras aos dezoito e ver que a outra metade do caminho foi seguida com muito mais alegria, com muito mais amor e com menos lágrimas. Ver que a outra metade do caminho foi incrivelmente feliz, incrivelmente válida e inteira. E que eu possa me orgulhar, tanto quanto me orgulho hoje, de ser quem sou. Ou pelo menos, daquela que tento ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário